Como cuidar da pele negra?

16 out

Ainda há muita confusão no que toca aos cuidados e produtos para a pele negra. E as propagandas de cosméticos às vezes confundem ainda mais. Afinal, a pele negra é frágil ou resistente? Depende. Embora mais resistente ao envelhecimento e às rugas, as peles morena e negra costumam estar sujeitas a hiperpigmentações ou manchas e, por isso, pedem cuidados especiais. Não só a face, mas também o corpo, onde é frequente o aparecimento de áreas esbranquiçadas (porque mais secas) em joelhos, cotovelos e calcanhares.

Estudos feitos pelo médico norte-americano Thomas Fitzpatrick, em 1975, definem a sensibilidade aos raios UV de cada pele e mostram que as peles morenas raramente queimam e bronzeiam profundamente. Já a pele negra nunca queima e tem pigmentação profunda e raramente (mas é possível) desenvolve câncer de pele, graças à melanina que a protege.

É mais resistentes ao processo de envelhecimento cutâneo porque os fibroblastos trabalham mais rápida e continuamente na produção de colágeno, o que dá sustentação à pele por mais tempo. Mas o suor e oleosidade excessivos levam ao aparecimento de acne, comedões e manchas pós-inflamatórias. Por isso, a regra de uso do protetor solar diariamente vale para peles negras também, fator 15 já está bom! Se você for fazer peeling, procure um profissional de estética para um acompanhamento rigoroso, pois o processo deve ser superficial e produtos inadequados podem piorar as manchas escuras. No corpo, problema como estrias, quelóides e pelos encravados são os mais comuns, e para esse último caso recomenda-se evitar a depilação com cera e fazer esfoliação para desencravá-los.

Fonte: www.naovivosemcosmeticos.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: